Conheça o bumba meu boi

Conheça o bumba meu boi

Há registros de que, desde o final do século XVII, o bumba-meu-boi já era conhecido, em meio à sociedade patriarcal e escravocrata do Brasil Colônia. A manifestação espalhou-se do litoral nordestino para os outros estados, devido ao ciclo do gado (séculos XVII e XVIII).

É um auto popular feito, nas suas origens, de forma oral por negros, índios, mamelucos e mestiços. A manifestação servia de porta-voz às suas críticas e reivindicações. Dado o seu tom de sátira, torna-se uma crítica ao patriarcalismo escravista.

O boi maranhense faz parte do ciclo das festas juninas e é, tradicionalmente, realizado na intenção de São João, com base na crença de que agrada a esse Santo organizar um boi ou participar de um que já esteja organizado.

A representação do “auto” tradicional conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida, Mãe Catirina, por uma língua de boi, mata o gado de estimação do senhor da fazenda. Percebendo a morte do boi, o senhor convoca pajés e curandeiras para ressuscitar o animal. O boi volta à vida e a comunidade festeja.

(Fonte site: Bumbaminhacasa.com)